Instituto Soja Livre

10ª Jornada Técnica Agrodinâmica – Deciolândia (MT)

Referência na região do Parecis, aconteceu no dia 22 de fevereiro a 10ª Jornada Técnica Agrodinâmica, em Deciolândia, MT.

O Instituto Soja Livre apresentou suas cultivares de soja convencional e suas variadas características, com destaque para BRS 6980, novidade no mercado, grupo de maturação relativa 6.9, super precocidade, potencial produtivo, crescimento indeterminado e resistência moderada ao Nematoide de Galhas M. javanica.

Também foram apresentados dois subprodutos da soja convencional: o farelo SPC, composto protéico destinado à produção de ração para salmão e a lecitina, ambos com valor agregado no mercado de exportação.

Ivânia Deliberalli, representante da NovaTero, associada do Soja Livre, falou sobre o Rootella BR, inoculante a base de fungos endomicorrízicos, tecnologia israelense que está chegando ao Brasil com expectativas promissoras. “Trabalhamos no tratamento de sementes. O Rootella BR adere à raiz, e quando isso acontece a planta passa a fazer parte do fungo e o fungo da planta; é a chamada simbiose, que facilita a absorção de nutrientes pela planta. O fungo dissolve o fósforo que está compactado, e a planta tem esse fósforo disponível para ela poder aumentar a produtividade, a imunidade... Já temos alguns trabalhos com resistência a nematoide e áreas com infestamento onde conseguimos uma produtividade alta. Viemos trabalhando com esse produto desde 2015, e conseguimos sua comercialização no fim do ano passado”, explica Deliberalli.

O EVENTO

A primeira Jornada Técnica Agrodinâmica aconteceu em 2010, contando com um público de convidados, dentre eles consultores, técnicos e produtores. No ano seguinte, o evento foi aberto ao público e desde então o número de participantes tem aumentado consideravelmente, alcançando nas últimas edições milhares de participantes das mais diversas regiões do estado.

A AGRODINÂMICA

Com sede em Tangará da Serra, MT, a Agrodinâmica foi fundada em 1998, com o objetivo de prestar consultoria agronômica nas grandes culturas. Desde sua fundação, teve seu foco também voltado para a pesquisa e a experimentação, trabalhando inicialmente com ensaios de melhoramento de soja, doenças e outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *